Pertence ao Circuito entre Serras e Águas.

 

pinhalzinho entradapinhalzinho_2

A 113 km de São Paulo, é uma típica cidade interiorana, pequena e muito tranquila. Recebeu este nome pela presença da mata de pinheiros que cobria a região. Para quem busca dias de sossego é uma excelente opção para relaxar o corpo e a mente.Suas paisagens são repletas de morros, áreas verdes, rios e nascentes.

 

Os interessados em turismo rural têm uma excelente oportunidade em Pinhalzinho. Visitar uma propriedade que se dedica à produção de frutas exóticas como a pitaia, atemoia, groselha e o figo da índia. Durante a visita, acompanhada do proprietário da fazenda, é possível conhecer de perto as particularidades do cultivo e ainda provar todas essas delícias.

pinhalzinho-004

pinhalzinho-sp-

 

Outro produto importante cultivado em Pinhalzinho é o cogumelo, em especial o shitake e o cogumelo paris. A cidade tem até uma festa anual dedicada ao produto, que acontece nos meses de outubro ou novembro.

 

 

 


Arredores:

monte alegre do sul

monte alegre do sul 01

 

Monte Alegre do Sul: a 18 km de Pinhalzinho, é um dos 11 municípios paulistas considerados estâncias hidrominerais. Possui diversas fontes, alambiques, um balneário municipal e um santuário. Em abril tem um encontro de carros antigos, em agosto a tradicional Festa do Morango.

 

 

 

Socorro-Rafting-foto2socorro

 

Socorro: a 28 km, é conhecida como um importante pólo de malharias, com uma Feira Permanente de Malhas e por seus diversos parques de turismo de aventura com 24 tipos de atividades (ar, terra, água), tais como: rafting, bóia-cross, canyoning, trilhas, mountain biking, trilhas de jeep, asa delta, etc.

 

 

 

serra negra 01serra negra

Serra Negra: a 28 km, a Estância Hidromineral de Serra Negra apresenta o turismo tradicional, de compras, de eventos e rural. Seu agradável clima de montanha, aliado às fontes de águas minerais com poderes terapêuticos e sua rica beleza natural, tornaram-lhe conhecida como “Cidade da Saúde”. Tem um teleférico que leva ao Monumento do Cristo Redentor, trenzinho Maria Fumaça e a Disneylândia dos Robôs. O contato direto com a natureza se completa com uma visita ao Balneário Municipal, que oferece banhos de imersão, pérola, turbilhão, saunas seca e úmida, duchas e massagens revigorantes.
O comércio local apresenta grande variedade de produtos em lã, linha, couro, artefatos de madeira e laticínios. O turismo rural oferece a possibilidade de visitação em propriedades que desenvolvem desde o plantio de café e cultivo de produtos orgânicos à fabricação de queijos e vinhos.

 

pedra belapedra-bela-03

Pedra Bela: a 20 km de Pinhalzinho, Pedra Bela é nacionalmente conhecida pelos praticantes de esportes de aventura por abrigar a maior tirolesa das Américas. São 1.900 m de extensão, onde o turista é guiado por um cabo de aço do Alto da Pedra ao Portal da Cidade, a uma altura de 130 m do chão e velocidade média de 97 km/h. Cerca de 1 minuto e meio de adrenalina e diversão, em uma paisagem de tirar o fôlego.

Possui também cachoeiras, como a Boca da Mata, riachos, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, pedras para rapel e escaladas, escola de escalada, Pedra Maria Antônia, Pedra Santa – mais afastada do centro e com vegetação densa, opção para os aventureiros mais experientes, Circuito das Capelas – que promove a visita a 29 capelas através de caminhada, cavalgada ou bicicleta por 74 km e tecelagens do Bairro das Pitangueiras.